29/08/2007

Mensagem de utilidade pública

Massagem cardíaca sem boca-a-boca é mais aconselhável?



Hoje ao viajar pela net como faço diariamente me deparei com uma matéria do in Diário Digital / Lusa, postado no site do enGENIUM 2.0, que achei muito interessante. Vejam:




"Numa paragem cardíaca fora de uma estrutura médica, a massagem cardíaca externa, sem respiração boca-a-boca associada, pode ser a melhor técnica a empregar, segundo um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet.

No entanto, é preciso ter atenção que estes resultados não dizem respeito a paragens respiratórias após afogamento ou após ter havido um consumo abusivo de uma droga ou de um medicamento.

No que respeita a paragem cardíaca, «sabemos agora que a respiração artificial pode não só ser inútil como pode também ser prejudicial», refere o médico em comunicado.

Quando uma só pessoa alterna boca-a-boca e massagem cardíaca, como era aconselhado até hoje, existem «longas interrupções» na massagem cardíaca externa.

É de notar que a taxa de sobrevivência é mais elevada quando «o sangue tem um fraco teor de oxigénio mas continua a circular no corpo graças às compressões torácicas contínuas, do que quando o sangue tem um teor elevado de oxigénio mas não circula bem devido às interrupções das compressões torácicas», afirma o médico."


Concluímos com a seguinte observação, vamos sair por aí a fazer salvamentos.

Nenhum comentário: