29/03/2008

O Brasil - a terceira maior Bolsa de valores do mundo.

Resultante da integração de atividades da Bovespa e da BMF, a bolsa, chamada de Nova Bolsa, será a terceira maior do mundo e a segunda maior das Américas em valor de mercado, atraz somente, da bolsa de Chicago.
O anuncio foi feito dia 25 de março à imprensa nacional. "A fusão das clearings pode até acontecer em alguns anos", explicou Edemir Pinto, diretor-geral da BMF. Ele lembra, contudo, que por enquanto cada uma operará independentemente por questões regulatórias.
Pregão viva-voz
O executivo afirmou ainda que o mercado futuro da Bovespa passará a estar listado nos sistemas eletrônicos e viva-voz em abril e até o final de junho também estará o de câmbio, no chamado sistema side by side. O pregão de viva-voz deve continuar, devido a custos baixos, deixando para o mercado a decisão da concentração da liquidez dos negócios.
Dependendo da data de concretização da integração, as sinergias poderão ser parcialmente atingidas no exercício de 2008, sendo que a maior parte será implementada em 2009 e 2010.
As economias geradas com as sinergias existentes serão direcionadas ao desenvolvimento de novos produtos de negociação, compensação e transmissão de dados e à alavancagem da plataforma para múltiplas classes de ativos.
Referência mundial
A nova empresa responderá por 80% do volume médio diário negociado com ações na América Latina e com negócios diários no mercado futuro no valor de US$ 67 bilhões.
"O Brasil deixará de ser visto como agrícola para ocupar posição de referência mundial do mercado de capitais", afirma Raymundo Magliano Filho, presidente do Conselho de Administração da Bovespa Holding.
A nova estrutura societária e do conselho será definido em assembléia, cuja estimativa de realização é no final de abril. O conselho terá igual número de membros para cada bolsa.

27/03/2008

Desanimo

Após um longo período ausente, aqui estou de volta.

Como a maior parte dos seres humanos, também sou tomada, muitas vezes, pelo sentimento angustiante do desânimo. Mas o que fazer para evitar?

Se alguém souber a resposta eu agradeço, foram cinco meses de total distanciamento deste mundo que amo tanto, foram cinco meses dedicados ao trabalho e ao estudo, que me consumiram longas horas de sono, vários momentos de diversão e diversas paisagens a serem descobertas.

Vou tentar estar sempre aqui, lutar contra a falta de tempo, o desânimo e a ausência de inspiração. E voltar a percorrer os blogues que muito aprecio.