27/07/2009

A MENINA GIGANTE

Era uma vez uma jovem gigante. Vivia recolhida na orla da floresta porque tinha medo de assustar os homens. Certa vez tinha encontrado uma senhora a apanhar cogumelos, que arregalou os olhos e fugiu a correr, cheia de medo.
A jovem gigante ficaa muitas vezes à janela de casa a pensar no que a mãe, uma mulher normal, lhe dissera:
- Um gigante ainda vá. Mas uma gigante? Vais ficar só na vida. Nenhuma rapariga vai querer-te como amiga porque o teu tamanho inspira medo. Nenhum rapaz vai apaixonar-se por ti. Os homens gostam que as mulheres olhem para eles de baixo para cima.
Aconteceu que um guarda-florestal construiu a sua casa à beira da casa da menina, na orla da floresta, e olhava muitas vezes para ela, do outro lado.
O rosto que surgia à janela do primeiro andar agradou-lhe. Numa manhã, antes de ir para a floresta, acenou-lhe com a mão;
A gigante acenou-lhe timidamente e ficou a seguir o rapaz com o olhar, até ele desaparecer, pequenino, entre as árvores.

"Se viesse agora alguém do meu tamanho!", pensava ela. A partir daquele dia, antes de ir para o trabalho, o jovem guarda-florestal passou a trocar algumas palavras com a vizinha em cima, à janela.

Pelos finais de Fevereiro, uando os dias começaram a crescer, ele ouviu falar de uma festa de Carnaval na cidade. "Vou perguntar aà minha vizinha se quer vir comigo", pensou ele.

Á noite, ao regressar do trabalho, não a encontrou à janela. Bateu à porta, mas ninguém abriu. Então, rodou a maçaneta. Da porta, olhou para o quarto e assustou-se. Estendida no chão, em cima de um colchão enorme, estava uma gigante a dormir. A sa cara era agora mais bonita do que à janela. Um sorriso iluminava-a, talvez estivesse a ter algum sonho agradável.
Sem fazer barulho para não acordar a gigante, o guarda-florestal fechou a porta e foi para casa. Devia guardar segredo a respeito do que prsenciara.
Na manhã seguinte, o rapaz parou debaixo da janela e gritou para cima:
- Há uma festa de Carnaval na cidade. Não quer lá ir, vizinha? Talvez eu consigareconhecê-la, mesmo disfarçada. Olhe que era divertido!
- Oh! - balbuciou ela. - Carnaval? Não saberia de que havia de ir vestida!
- No carnaval tudo é possível - disse o guarda-florestal a rir. - De certeza que vai haver muitos duendes, fadas, bruxas, gigantes!
A jovem pensou então: "Esta é uma boa oportunidade para me misturar com as pessoas. Toda gente vai pensar que eu estou mascarada de gigante. Ninguem vai assustar-se comigo."
Então, a jovem gigante foi à cidade e misturou-se com os mascarados. Sentiu-se bem no meio de tantas bruxas, ciganas, indios e anões. Muitas pessoas, principalmente crianças, paravam para olhar para ela admiradas.
Uma menina pequenina exclamou:
- Gosto de ti, gigante. Gostava de andar às tuas cavalitas no jardim zoológico e poder finalmente olhar a girafa de frente.
A jovem gigante fechou os olhos por um momento e imaginou como seria estar com a menina e com a girafa de frente.
- E eu - exclamou um rapazinho - gostav de andar aos teus ombros no circo. No espectáculo de ontem tive de ficar sentado atrás e não vi quase nada!
A gigante fechou os olhos por um momento e imaginou-se no circo com o menino.
- Também eu ficaria contente se te tivesse - disse um adulto. - Algumas telhas na minha quinta estão patidas e a goteira está entupida. Não te seria nada difícil arranjar aquilo.
A gigante fechou por momento os olhos e imaginou-se a reparar o telhado do lavrador. Saber que as pessoas podiam precisar de alguém do seu tamanho deixava-a contente.
De repente, um cochicho passou pela multidão e abrirm lugar a um segundo gigante. Atravessou a ponte em direção à jovemne atravessou a ponte em direcção à jovem e agarrou-a pelas mãos.
O gigante e a gigante dançaram juntos um gigantesco minuete. As pessoas batiam palmas. A gigante gostava de dançar. Finalmente podia olhar para uns olhos directamente à sua frente e não muito abaixo de si. Através da abertura da máscara, olhava para uns olhos maravilhosos, onde estavam reflectidos florestas, nuvens, o azul do céu.


"Finalmente alguém do meu tamanho!" pensava ela. "Não foi com isto que sonhei durante tanto tempo?"

Uma espanhola mascarada esticou a mão e puxou a perna das calças do gigante. Queria saber se aquelas pernas compridas eram verdadeiras. O gigante começou a vacilar e um par de andas caiu ao chão. Viu-se então que ele não era um gigante mas um homem do tamanho normal.

Por detrás da máscara deslocada, a jovem reconheceu o seu vizinho, o guarda-florestal. As lágrimas corriam-lhe pela face.
- E tu? - perguntou uma das crianças à gigante. - Ao menos tu és a sério?
A jovem limpou as lágrimas com as costas das mãos. A cólera e a tristeza davam-lhe coragem e gritou:
- Todos têm de ficar a conhecer o meu segredo! Sim, sou uma gigante verdadeira! Moro sozinha na orla da floresta para não vos assustar! - fez uma pausa. Mas ninguém fugiu assustado.
- A sério? Mas isso é óptimo! - disse um rapazinho. E olhava para ela cheio de admiração.
O guarda-florestal, que, muito envergonhado, se afastara, aproximou-se da jovem e, cheio de coragem, disse-lhe:
- Eu também quero libertar-me do meu segredo. Há já algum tempo que sei que és uma gigante. Mas, acaso isso é razão para não te amar? Também os meus amigos, as árvores, são grandes. Sequiseres, mostro-tas amanhã.
No dia seguinte, o guarda-florestal e a jovem gigante passeavam pela floresta. e iam de mão dada!
Eveline Hasler

Nenhum comentário: