15/09/2007

Cuba supre carência no atendimento medico portugues




150 portugueses operados em Cuba. Após anos na lista de espera.







Noticia exibida hoje no canal de televisão local português e que consta no site do mesmo: http://www.tvi.iol.pt
"Cento e cinquenta portugueses, a maioria com cataratas, estão a ser operados em Cuba. São doentes que passaram vários anos em lista de espera, praticamente cegos, e que só resolveram o problema do outro lado do mundo. Em Portugal ninguém chamava estes doentes para a operação. A viagem e os tratamentos estão a ser financiados pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A maioria destes doentes estavam há mais de cinco anos á espera para uma simples consulta ou exame, como muitos afirmaram à chegada ao Aeroporto da Portela. «Esperei cinco anos para me chamarem e não chamaram. Não via nada», declarou Rosa Maria, uma das pacientes. Outro doente, Carlos Bonança, estava há «14 ou 15 anos» sem ver nada de um dos olhos. Recuperou agora a visão, depois da intervenção em Cuba.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, declarou que esta intervenção da autarquia vem do desejo de aumentar a qualidade de vida destas pessoas. «Há muita gente com cegueira que pode ser tratada. Pessoas já com alguma idade, que é fundamental que tenham grande qualidade de vida. É isso que o Município quer assegurar, sobretudo a quem não tem possibilidades de aceder a iniciativa privada», declarou o autarca.

A maioria destes doentes conseguiu resolver o problema. Mas houve também quem não tivesse tanta sorte. José Romão esteve «cinco anos à espera» de um exame. Quando chegou a Cuba, diagnosticaram-lhe uma retinopatia, que, anos depois, já não tem cura. «É de lamentar e é triste e é vergonhoso dizer, como os próprios médicos disseram em Cuba, que hoje em dia tirar uma catarata é como tirar um dente. E há pessoas que levam cinco anos para tirar uma catarata neste país», declarou."

A lista é tão grande que chega a ser absurda, se considerarmos que se trata de um país que se diz evoluído "Desenvolvido".

No correiodamanha.pt encontramos uma lista de depoimentos de pessoas que passaram anos na lista e em alguns casos de familiares que faleceram sem voltar a enxergar.

LISTA DE ESPERA COM 32 MIL

O último relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, divulgado recentemente e que tem os últimos dados oficiais das listas de espera cirúrgicas, revela que até ao fim de Dezembro de 2006 aguardavam por uma operação aos olhos 32 093 portugueses. A lista de espera de cirurgia para oftalmologia é a segunda especialidade clínica com mais procura – logo a seguir à ortopedia, com 45 618 doentes – e em espera durante mais de um ano estão 7187 pacientes. No total, ao final do ano passado encontravam-se inscritos em lista de espera para cirurgia um total de 226 113 portugueses, dos quais 55 644 em cirurgia geral, 45 618 em ortopedia, 30 725 em otorrinolaringologia, 12 288 em ginecologia e 49 745 noutras patologias. O tempo de espera varia consoante a região do País, mas a média para o tratamento do cancro é de 105 dias.

Este é só um exemplo da falta de compromisso com o cidadão, e se não bastasse isso há o agravante do encerramento dos serviços de urgências em varias localidades, péssimos atendimentos quando existem, etc, etc, etc...

Isso tudo é demais para qualquer país, e quando se trata de um que se diz evoluído, desenvolvido a situação chega a ser cómica. "Evolução, Desenvolvimento" sem a devida atenção a saúde!!!

3 comentários:

INTERVALO CULTURAL RIO disse...

Olá, Rita! Muito grato pela gentileza do comentário postado na página de Intervalo Cultural. Quanto ao vírus do Skype, ele só atua quando o usuário clica no link. Recomendo não clicar diretamente nos links que aparecem no corpo de e-mails também. Extensões ".scr", ".exe" e outras, além de ícones e gifs animados também podem se tratar de armadilhas para disparar vírus em sua máquina. Mantenha o antivírus, o firewall e o antiphishing atualizados. Ok? Bjão!

Anônimo disse...

obrigado pelo comentario vou fazer seria de novelas - valeu pela dica - vamos trocar os links eu te acrecento
nos 26 blogs e vc acrecenta a barra de blogs no seu blog.
Obrigado e mantenha contato vc faz a diferença SUCESSO

Anônimo disse...

Ola!! =)
Obrigada pela visita e cometário!!
e claro que me pode adicionar =)
Uma boa semana ;)