05/08/2007

Ser Capixaba


"Quando digo eu sou capixaba, noto que a maioria não sabe o que quer dizer, mas não fico brava e explico logo o significado da palavra. Muita gente acha que o capixaba é uma espécie de mineiro ou de baiano, ou não tem idéia do que seja. Mas isso é porque o Espírito Santo é um segredo que o Brasil ainda não conhece – e por isso faço questão de falar sobre a minha terra em cada show." (Elisa Lucinda, Revista Século Diário, 2001.)

Capixaba é o nome dado aos nascidos na capital do Estado do Espírito Santo, com o tempo foi apropriado pelos Espírito Santenses (designação de quem nasce nos demais municípios do Estado). Quer dizer, segundo o professor Elpídio Pimentel: arranco a pele do mato, limpo o terreno, capino, lavrador, agricultor. Ainda segundo ele na Ilha de Vitória haviam muitas plantações de milho e feijão que era chamado pelos índios de “capixoba” daí a origem da designação do trabalhador como capixaba, se estendendo mais tarde a todos os habitantes que ali residiam ou nasciam.
A grandeza de um céu estrelado está presente no cotidiano de todos os capixabas, sejam estes capixabas por nacimento ou por ; Ser capixaba é tratar as tarefas mais complexas do cotidiano com a mesma simplicidade com que a criança brinca nas areias de nossas belas.

Algumas pessoas acham lindo dizer que são descendentes de alemão, ou italiano, e esquecem que a base do povo capixaba está centrado não somente na raça italiana ou alemã, mas tambem na portuguesa, na indigena e principalmente na portuguesa, sendo esta ultima aque mais predominou por longos anos, até a chegada dos negros oriundos em sua maioria de Angola na Africa.

Eu posso dizer que não sou negra, não sou índia, nem italiana, nem portuguesa e muito menos alemã - sou um misto de todos o povos que noa região chegaram e que trabalharam muito para o Estado do Espírito Santo ser o que é hoje.



Elisa Lucinda é hoje um dos maiores fenomenos da poesia brasileira, capixaba, saiu do Espírito Santo para envolver o Brasil e o mundo com teu encanto de escrever popularizando a poesia com sua forma simples de dizê-la, sua presença cênica tanto no palco como na televisão é notável.
"A notável Capixaba vem ao longo de sua carreira presenteando o público com seu jeito peculiar e natural de falar poesia sem representar o verso mas apresentando as emoções que as palavras podem proporcionar... Compartilhe com Elisa Lucinda de seus versos! Brindemos à vida!"

Nenhum comentário: